A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

20/11/2011

Os carismáticos e a soberania de satanás!

















Autor: John MacArthur








Outro dia recebi uma carta interessante. Ela veio de algumas pessoas que saíram de uma igreja carismática (muito grande e proeminente), e vieram para a Grace Community Church.




Esse foi um salto gigantesco — deixar aquela igreja e vir para a Grace Church. A única coisa que eles sabiam em sua igreja sobre mim era que eu não tinha o poder do Espírito Santo. Isso era tudo o que sabiam — que eu não cria na continuação dos dons, de forma que não tinha o poder do Espírito Santo.



Eles não sabiam muito mais sobre a nossa igreja, mas numa ocasião vieram visitar a Grace, e nunca mais a deixaram... Havia várias pessoas que estavam nesse grupo que veio, e uma das senhoras me escreveu uma carta muito interessante. Era uma carta incrivelmente bem escrita... E na carta, o apresentado foi isso:



Quando você pensa no movimento carismático em geral, você pensa no falar em línguas, nas curas, ou em Benny Hinn derrubando as pessoas, e coisas assim. Mas existem algumas coisas por trás da cosmovisão carismática que são realmente muito, muito aterrorizantes. E ela colocou isso na carta. Ela disse:



Você sabe que vivemos toda a nossa vida nesse movimento e uma coisa que domina esse movimento é isso: que Satanás é soberano. Se você adoece, foi o diabo. Se seu filho fica doente, foi o diabo. O diabo fez seu filho adoecer. E mesmo que seu filho morra, Satanás de alguma forma tem a vitória. Se o seu cônjuge, seu marido ou esposa desenvolve um câncer, foi o diabo que fez isso. Se você sofre um acidente, o diabo fez isso. Se perde o seu emprego, foi o diabo também. Se as coisas não saem da forma como você queria na sua empresa ou família, e você termina perdendo o seu emprego ou se divorciando — o diabo fez tudo isso. O diabo precisa ser amarrado e assim, você precisa aprender essas fórmulas, pois você tem que prender o diabo, ou ele realmente irá controlar tudo em sua vida.



O diabo domina tudo, e ele é assistido por essa força massiva de demônios que devem ser confrontados também, e você precisa fazer tudo o que .pode para tentar vencer esses poderes espirituais, e como eles são invisíveis, rápidos e poderosos, é realmente impossível que você lide com eles de uma vez por todas, de forma que essa é uma luta contínua e incessante com o diabo.



E a senhora na carta disse basicamente isso: “Vivemos toda a nossa vida pensando que tudo o que fazemos de errado no universo inteiro foi basicamente por causa do diabo. O diabo é realmente soberano em tudo e mesmo Deus, juntamente conosco, está na verdade lutando como louco para vencer o diabo."



Ela disse:



"Eu vivia com palpitações no coração, ataques de pânico, ansiedade, pesadelos — andando no meio da noite com medo que o diabo poderia estar fazendo algo com meu filho, quando ele ia se deitar. Eu vivia nesse constante terror do que Satanás estava fazendo; quando a pessoa errada era eleita, foi Satanás quem o colocou ali. Quando a sociedade tomava certa direção, era tudo sob o controle de Satanás. Satanás é realmente o soberano de todas as coisas e é muito difícil tirar o controle dele — mesmo Deus está retorcendo Suas mãos, tentando obter o controle dessa situação.



Eu vivia com esse medo e terror, pois levava minha igreja muito a sério." E ela disse: "Cheguei na Grace Commumty Church e uma coisa me chocou totalmente. Você disse:



“O fato é: Deus está no controle de todas as coisas!... Quando você adoece, ou quando alguém desenvolve um câncer, ou quando algo errado se passa no mundo, ou quando você perde o seu emprego, isso não está fora das tolerâncias de Deus, isso não está fora dos propósitos de Deus. De tato, Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem.”



Isso foi absolutamente abalador. Foi uma mudança total para nós, e a diferença que encontramos foi tão poderosa, que mudou totalmente a forma como pensamos sobre a vida."



É isso! Nós não cremos que Satanás seja responsável pela história; cremos que Deus está no controle. Isso muda tudo. Isso dissipa todo pânico. Posso honestamente dizer que nunca tive um ataque de pânico. Nunca acordei de noite com medo do que o diabo poderia estar fazendo, pois Deus não somente venceu Satanás, mas colocou Satanás debaixo dos nossos pés, e "maior é o que está em vós do que o que está no mundo" (1 João 4:4). Assim, sabemos que Deus controla a história. E isso pode surpreender você, mas o diabo é servo de Deus.



Obs - Josemar Bessa: Lutero dizia: "O diabo é o diabo de Deus" - Deus não tem rivais - Soli Deo Gloria!




Fonte: [ Josemar Bessa ]

O escandaloso pastor Mike Murdock !









Após sair da cadeia, ex-missionário que roubou a casa do pastor faz sérias acusações

O pastor Mike Murdock se diferencia entre a maioria deles por enfatizar justamente a necessidade de sabedoria. Ele escreveu dezenas de livros sobre o assunto e criou, inclusive, o Centro de Sabedoria, sede de seu ministério em Fort Worth, Texas.

Mas quando ele se tornou famoso, aparecendo em programas diversos e sempre comparando a busca por sabedoria com o acúmulo de riquezas, passou a chamar atenção de muita gente dentro e fora da igreja.

O jornal texano Star-Telegram fez, em 2003, uma série de reportagens investigativas sobre O Centro de Sabedoria e o ministério de Mike Murdock. A questão levantada pelos repórteres era o acúmulo de riquezas por um pastor que afirmava manter uma organização sem fins lucrativos. O jornal, dedicou um grande espaço para mostrar os jatinhos e carrões que ele possuía, além dos esplendores da imensa propriedade de 7 hectares que Murdock mantém em Argyle, Texas.

Naquela ocasião, o Star-Telegram contou com o apoio da Trinity Foundation [Fundação Trindade], que se descreve como uma organização disposta a “monitorar e investigar a fraude religiosa desde 1987”. O próprio pastor Mike contou, quando esteve no Brasil, que depois de muitas investigações do departamento de Imposto de Renda e do jornal, nada ficou provado e ele nunca foi condenado.

Em 2011, novamente Mike Murdock e seu ministério estão sendo acusado de fraudes, mas de uma maneira diferente. O ex-missionário Brian “Trey” Smith publicou um livro chamado “Thieves: A dirty TV pastor and the man who robbed him” [Ladrões: um pastor da TV desonesto e o homem que o roubou], onde descreve, com riqueza de detalhes, os bastidores do ministério de Murdock e sua obsessão, a exemplo de Salomão, por mulheres e riquezas.


Em 1998, Trey estudava no seminário Cristo para as Nações, em Dallas. Seu melhor amigo naquela época era Jason Murdock, filho único do pastor Mike.

Ele diz que rapidamente passou a ficar íntimo da família e passava horas na mansão da família e conheceu uma “sala secreta”, que possuía alarmes eletrônicos e abrigava um grande forte.


Trey e Jason passavam horas naquela sala, experimentando os caros relógios Rolex, pulseiras de ouro e anéis de diamante, jogando cara ou coroa com valiosas moedas antigas e folheando uma grande coleção de revistas pornô. Eles também faziam uso de bebidas alcoólicas e drogas.

Aos poucos, Trey relata que foi ficando com raiva de ver o pastor Murdock aparecer na TV o tempo todo falando sobre Deus enquanto vivia uma vida que não condizia com suas pregações. Ele relata que o pastor Murdock mantinha um mini-zoológico, que incluía inclusive um leão de estimação, várias limusines e vivia acompanhado de prostitutas de luxo.

Em seu livro ele descreve a situação assim:

“Considerava a sala secreta de Mike uma conta pessoal, onde podia fazer saques pequenos enquanto, em troca, mantinha minha boca fechada. É um fardo viver em uma bolha cristã, sem nunca poder falar sobre o paraíso escondido do pregador, com prostitutas siliconadas, brinquedos sexuais, pornografia pesada, e tudo que o dinheiro podia comprar… Em minha mente, era tudo um comércio, um arranjo sórdido…

Naquela época, eu entrava no closet do pai do meu melhor amigo como o cara que descobriu a tumba do faraó. Havia caixas e caixas de anéis, braceletes e colares de ouro, moedas raras e uma desorganizada coleção de selos muito valiosos… Mas nada se comparava ao que imaginávamos haver dentro do grande cofre, que ficava no meio do quarto. Nunca conseguimos abri-lo, mas passei a deseja-lo. Sonhava com isso, fantasiava como seria… Não queria apenas roubar o seu dinheiro… Mais do que isso, eu tinha realmente aprendido a odiar aquele homem e tudo que ele representa.
Odiava as mentiras, o engano, a ganância, os acordos de bastidores, os segredos, o sexo e toda a dor que ele causava aos cristãos falando sobre a necessidade de eles terem fé no “deus dólar”. Para mim, dentre os televangelistas, Mike Murdock era o pior. Enquanto o mundo estava assistindo-o pregar de terno, gravata e Bíblia aberta em suas telas de televisão, eu conhecia os lugares que ele nunca mostraria perante as câmeras.

Eu sentia que todos seus mantenedores tinham sido injustiçado. Iria apenas consertar as coisas. Eu sabia que praticamente nada daquele dinheiro era destinado para o que Murdock chamava de “instituições de caridade.”Eram apenas uma fachada que ajudavam a manter seu desejo por ter ouvintes obedientes, posses terrenas, contas bancárias de grande porte, mulheres bonitas, escapadas sexuais e sede de poder. Por todas estas razões, eu não me sentia nem um pouco mal por tomar até o último centavo que ele tinha. Eu não era herói. Eu tinha me tornado um canalha sujo e podre como todos eles.”

Trey acabou usando seus conhecimentos e familiaridade com a mansão para roubar o cofre de Murdock enquanto ele estava em sua viagem anual a Israel em 1999. Sabendo a combinação dos alarmes, entrou na sala secreta e fugiu para o México. No relatório para a polícia, Murdock afirmou que no cofre havia 125 mil dólares, nos vídeos disponíveis na internet ele diz que foram milhões. Trey afirma que foi tudo uma armação, o pastor teria colocado pilhas de papel cortadas do tamanhão de notas verdadeiras e escrito um bilhete dizendo que jamais perdia, que sua fortuna estava a salvo no banco e que iria atrás do ladrão. Com medo do que podia acontecer, Trey fugiu para o México sem dinheiro e com mais raiva ainda do pastor.

Depois de extensa investigação nos Estados Unidos, provas contra Trey foram reunidas, mas ele estava fora do alcance da lei americana. Murdock então contratou investigadores particulares que o rastrearam quando ele voltou para os Estados Unidos.

Ele respondeu por esse roubo e outras acusações e cumpriu pena numa penitenciária durante quase uma década. Enquanto estava preso, escreveu boa parte seu livro, onde diz relatar com detalhes muitos outros segredos do ministério de Murdock e também de outros pastores conhecidos.

Trey Smith agora se diz arrependido e livre das drogas, e que deseja mostrar ao mundo que está mudado. Afirma ter se reconciliado com Deus, mas continua disposto a mostrar quem realmente é o pastor Mike Murdock. Além de publicar Thieves de maneira independente em forma impressa e como ebook, Trey mantém o site godinanutshell.com que oferece várias informações sobre seu passado e traz “provas” de seu roubo e de todas as acusações que faz.

A revista texana D Magazine publicou o primeiro capítulo do livro e tentou ouvir o pastor Murdock ou alguém que pudesse falar em nome do Centro de Sabedoria. Não teve resposta.

14/11/2011

PREDESTINAÇÃO E LIVRE ARBITRIO




Por Pr Heuring Felix Motta












Recomendo esse estudo ao Pastor Adventista Ivan Saraiva que fez no mês passado uma palestra no programa está escrito da TV Novo tempo, afirmando que a doutrina da predestinação era do diabo,negligenciando totalmente um estudo mais apurado no assunto,sendo irresponsavel por falar isso no ar,uma atitude infantil, forçando os textos Bíblicos para a teologia do umbigo Adventista,deveria  analisar profundamente e com mais cuidado as profecias da senhora Ellen With,detre elas  o envolvimento da Inglaterra na guerra da cesseção que nunca se cumpriu!



IURD(rede record)ATACA O CAI CAI NO ESPIRITO.O SUJO FALANDO DO IMUNDO!

Fonte: Genizah

A TV Record de Edir Macedo apresenta reportagem internacional sobre o fenômeno do cai-cai e entrevista um dos criadores do “mover” na igreja do Aeroporto de Toronto.


A reportagem reafirma o óbvio que vem sendo exposto pelos principais blogs apologéticos há anos: Isto não é pentecostalismo. Isto é demoníaco.

A reportagem tinha dois endereços diretos: Ana Paula Valadão, que foi exposta pelo bispo em programas de sua WebtV (e por seus asseclas na programação religiosa da emissora) e Silas Malafaia, que recentemente saiu em defesa da prática do cai-cai, a qual considera bíblica e pentecostal.


Sobre a entrevista da Record com Paul Gowdy dois reparos sérios:

1) A Record, objetivando dar maior impacto ao seu programa omite o fato de que o entrevistado não foi o primeiro a desmascarar o movimento, ou se arrepender de ter tido parte com este. Um famoso pastor da Vineyard fez estas mesmas declarações tempos atrás. Não só isto. A igreja de Randy Clark, um dos principais mentores destas unções e useiro frequentador da Igreja Batista da Lagoinha e da Bola de Neve, foi convidado a deixar a comunidade onde tais episódios ocorreram e toda a comunidade, imediatamente, abandonou tais práticas espúrias. Ou seja, toda a congregação onde a "modinha" começou renegou o cai-cai, exceto o ex-pastor da igreja, Randy Clark e alguns poucos qeu seguiram com ele para o seu novo "ministério".





Na Bola não é só neve rolando... Tem cai-cai também! Importação de lixo estrangeiro.

Ou seja, alguns pseudo pentecostais brasileiros estão comendo o vômito que nem a porca que o pariu o quer!

Estas doutrinas espúrias fazem a fortuna de ministérios brasileiros como a Lagoinha, Bola de Neve e outros que vivem de eventos, festas, modismos e espiritualidade de terreiro de macumba.

Até mesmo o pastor e deputado Marco Feliciano, cujo forte não é sã doutrina, em entrevista para o Genizah em 2010, admite que o tal pastor pilão - o rodopiante parceiro dele em evento de Gideões não estava sob a ação do Espirito Santo de forma alguma e ele mesmo, renegou esta bobagem toda: "fruto de imaturidade'




2) Paul Gowdy não saiu do armário do leão que cai somente hoje para dar esta entrevista para a Record, como o narrador do Domingo Espetacular da Record insinuou. Tão pouco, teria sido esta uma revelação especial de um homem recém-recuperado, poupado por Deus de doença gravíssima somente para o propósito de dar tal entrevista para a Record, como a reportagem "colocou" na tradução da declaração de Gowdy. Na verdade, Paul Gowdy lançou um site em novembro de 2006 apresentando a revelação da farsa e renegando as doutrinas espúrias. Deu também diversas entrevistas para rádios e TVs de todo o mundo, muitas disponíveis na internet.





A Record viaja na maionese do cai-cai!





Paul Gowdy relata aqui ( http://kimolsen.wordpress.com/2007/09/13/the-toronto-deception-by-former-tacf-pastor-paul-gowdy/ ) em 2007:

Tenho tentado viver minha vida no temor do Senhor e Jesus disse-nos que o pecado imperdoável era a blasfêmia contra o Espírito Santo. Muitos viveram o medo de atribuir a Satanás o que era, de fato, uma obra de Deus. Mas estou convencido de que Satanás usou esta experiência para as pessoas cegas para as doutrinas históricas de Deus, para produzir frutos dignos de arrependimento e usou o medo de blasfemar contra o Espirito Santo para que não houvesse teste das profecias e discernimento do que seriam estes espíritos e manifestações. Deus é perfeito, ama a humanidade e nos fez a sua semelhança. Jamais enviaria uma benção para colocar o homem em situação degradante, sem qualquer propósito. Após três anos estando no meio da bênção de Toronto nossa comunidade Vineyard em Scarborough (East Toronto) foi se destruindo. O demônio nós devorou um por um com fofocas, traição, divisão, seitas, etc. Após três anos de "imersão", orando por pessoas, sacudindo, rolando, rindo, rugindo, ministrando no TACF e na sua equipe de oração e adoração, basicamente vivendo para a comunidade fui percebendo o engado e como os mais carnais, imaturos e enganadores entre os cristãos que eu conheci.


Deus nos livre do tempo em que Edir Macedo é apologista do Evangelho do Senhor Jesus!


Assista a reportagem completa:


Pr John Stephen Piper fala tudo para revista Cristianismo hoje!




















Fonte: Cristianismo Hoje


O autor e teólogo vislumbra a falência do teísmo aberto e destaca a importância da pregação sobre o sacrifício de Cristo.

Adepto de uma teologia ortodoxa, defensor de posições que levam muitos a acusá-lo de fundamentalista e dono de um discurso bastante incisivo, John Stephen Piper é uma figura que se destaca numa época da história do cristianismo em que se tornou charmoso seguir o discurso heterodoxo da Igreja emergente, ostentar a crença no liberalismo teológico, manter um discurso baseado num amor divino água-com-açúcar ou mergulhar de cabeça na teologia da prosperidade. Esse posicionamento levou o pastor da Igreja Batista Bethlehem, em Minneapolis (EUA), a se tornar uma referência para os mais conservadores – e, simultaneamente, uma figura rejeitada pelos mais liberais, que o acusam de “não pregar o Evangelho do amor”.

Piper tem uma história de vida cheia de marcos dolorosos. Filho de um evangelista ausente, que viajava por todo o país plantando igrejas. Perdeu a mãe numa batida de ônibus. E, aos 60 anos, no dia de seu aniversário, recebeu a notícia de que estava com câncer de próstata – do qual se recuperou após uma cirurgia. Com 65 anos de idade, é casado com Noël Piper desde 1968, com quem tem quatro filhos, uma filha e um grupo grande de netos. Formado em Teologia pelo Wheaton College em 1968, tornou-se mestre em divindade pelo Fuller Theological Seminary três anos depois. O doutorado veio em 1974, em Estudos do Novo Testamento, na Universidade de Munique, na Alemanha. Seu ministério pastoral começou em 1980, após o que Piper define como “um chamado irresistível de Deus para pregar”. Por fim, ganhou notoriedade nacional e internacional após a publicação de seu livro Desiring God, originalmente chamado no Brasil de Teologia da alegria e posteriormente rebatizado de Em busca de Deus (Shedd Publicações).

Em 1994, Piper criou o ministério Desiring God, que, nas suas palavras, foi idealizado para “disseminar a paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas para a alegria de todos os povos em Jesus Cristo”. A quem segue essa filosofia, Piper cunhou o termo “hedonista cristão”. Amado ou criticado, o conferencista, poeta e escritor de 37 livros tem sido uma voz que vem ecoando nos quatro cantos do chamado universo evangélico.

John Piper concedeu esta entrevista exclusiva a REVISTA CRISTIANISMO HOJE, onde fala sobre assuntos que têm movimentado os debates teológicos e pastorais dos nossos dias. Temas com teísmo aberto, heterodoxia da fé e os efeitos da modernidade sobre o cristianismo, entre outros. E preferiu não responder a outras questões, como sua reação polêmica ao suposto universalismo do pastor emergente Rob Bell, considerada por muitos como falta de amor cristão.

CRISTIANISMO HOJE – Depois da tragédia no Japão, em março, o senhor declarou que toda calamidade é um chamado de Deus para que os que permaneceram vivos venham a se arrepender. Essa declaração entra em choque direto com o chamado teísmo aberto, que estabelece uma suposta incapacidade de Deus de interferir nessas situações. Qual é exatamente a sua visão sobre essa corrente teológica?

JOHN PIPER – A menos que eu esteja desinformado, o teísmo aberto não teve muita repercussão nos Estados Unidos. Não vejo essa teologia ganhando terreno. As pessoas mais informadas biblicamente enxergam a negação da preciência de Deus como um conceito espiritualmente e intelectualmente repugnante. Elas sabem intuitivamente que Deus não é Senhor se não pode saber tudo o que virá a acontecer no futuro. O caso exegético que Greg Boyd, Clark Pinnock [principais expoentes dessa corrente teológica nos EUA] e outros tentaram estabelecer não convenceu os leitores mais cuidadosos da Bíblia.
E quanto às implicações pastorais do teísmo aberto?

Essas implicações não são percebidas pela maiora dos cristãos como algo reconfortante – a saber, o fato de que o mal que você vivencia pode ter surpreendido Deus da mesma forma que surpreendeu você. A maior parte dos crentes em Jesus entende que existe uma esperança bíblica muito maior de conseguirmos alcançar paz ao vivenciarmos o problema do mal por meio da sábia soberania de Deus – a posição reformada – ou da concessão do Senhor à autodeterminação humana (posição arminiana). Nenhuma dessas duas visões nega a preciência de Deus do jeito que o teísmo aberto faz.

Presenciei debates entre integrantes da chamada Igreja emergente, em que proponentes da versão brasileira do teísmo aberto – a chamada teologia relacional – foram bem ofensivos ao senhor. Cheguei a ouvir um pastor bastante influente entre jovens chamar o senhor publicamente de “fundamentalista enrustido de neocalvinista”. Como o senhor lida com esse tipo de reação?

Lido com esse tipo de crítica principalmente ao preparar e disponibilizar sermões, livros e artigos sólidos que são basedos o mais explicitamente na Bíblia que sou capaz de fazer. Rótulos desse tipo vão pegar ou não, em longo prazo, em função do que nós dizemos e fazemos e nunca pelo modo como respondemos aos nossos críticos. A pergunta é: ao longo de 30 anos de vida pastoral, de testemunho público e de uma produção literária sólida, a maioria dos cristãos espiritualmente saudáveis é auxiliada ou é ferida pelo que eu faço e digo? Conhecemos a árvore pelos frutos. Eu quero ser bíblico; então, ser “enrustido”, “fundamentalista” ou “calvinista” é bastante secundário. Desejo que, no todo, meu ministério seja definido pelas Escrituras. O Corpo de Cristo fará esse julgamento no curto prazo – e Jesus fará no fim.

O senhor já se manifestou criticamente em relação ao fato de o homem fazer planos – deixando claro que, em sua opinião, Deus não deseja que confiemos em nossos próprios meios. Como fechar a conta de maneira equilibrada, uma vez que a própria Escritura recomenda o planejamento das atividades humanas?

Respondo isso com a Bíblia. “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória” (Provérbios 21.31). “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9). Deus nos deu vontade e raciocínio. Ele deseja que nós os usemos para discernir sua vontade e realizá-la, conforme Romanos 12.2. E Deus é absolutamente soberano sobre os mais ínfimos aspectos de nossas vidas. “A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor”, diz o autor de Provérbios. Assim, Deus deseja que nós decidamos na dependência de sua graça capacitadora, que planejemos na dependência de sua maravilhosa graça e que ajamos na dependência de sua maravilhosa graça.

Qual seria a razão para isso?

A razão para isso é tamanha que, quando decidimos, planejamos e agimos, Deus recebe a glória por todas as coisas boas que advirão: “Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre (I Pedro 4.11).

E de que modo saber que Deus é soberano em todas as nossas ações deve influenciar nossas ações cotidianas?

Essa certeza deveria tornar-nos humildes, ousados e prontos para arriscar tudo pela glória do Senhor.

Recentemente o senhor tirou um período sabático de oito meses. Qual foi o seu propósito ao se retirar da igreja por um periodo tão extenso?




Uma situação de estresse e a avaliação de questões espirituais em três áreas de minha vida me conduziram ao ponto de solicitar esse período de afastamento. Eu queria fazer uma análise em aspectos relacionados à minha alma, à minha família e ao meu ministério. E, quando me refiro a essa análise, estou me referindo a um esforço dedicado a discernir as motivações do meu coração, os padrões adotados em minha vida familiar e o ritmo de meu ministério. Às vezes, a melhor maneira de discernir a natureza de suas motivações é parar de fazer o que você está motivado a fazer. E, às vezes, os motivos de estresse podem ser de tal natureza que a melhor maneira de ver se eles são recompensadores – e podem ser – é removê-los. Fico feliz por ter me afastado esses meses.




E quais foram os resultados que esse período sabático lhe proporcionou?

Vou mencionar apenas um resultado: ao participar dos momentos de louvor em uma igreja irmã, confirmei para minha própria alma que amo Jesus em adoração e não apenas me realizo ao ajudar outras pessoas a amá-lo. Além disso, amei ouvir pregações bíblicas, mesmo quando não era eu o pregador. E também amei cantar junto com o povo de Deus, mesmo quando aquelas pessoas não faziam parte do rebanho que eu discipulo na igreja que pastoreio.



Muitos pastores hoje em dia dividem o púlpito das igrejas que lideram com uma série de outras atividades eclesiásticas, além de atuar como escritores e palestrantes – o que é o seu caso. Essa diversidade não prejudica o chamado intrínseco ao pastorado?

Um ministério mais amplo fora da igreja local pode impedir o pastoreio do rebanho. Afinal, se estou palestrando em uma conferência ou me dedicando a escrever um livro, não estou junto às minhas ovelhas nesses momentos. Logo, minha presença pessoal no pastoreio pessoal é menos frequente. É então que surge a pergunta: será que um pastoreio que segue esse modelo deve ser impedido? Não, desde que você tenha parceiros no ministério – vocacionados ou não-vocacionados – que o auxiliam na condução desse trabalho.



Há possibilidade de a Igreja contemporânea resgatar a ortodoxia bíblica? Em sua opinião, quando o pêndulo vai se inclinar na direção da fé impoluta?

Todas as coisas são possíveis para Deus. Nenhum cronograma escatológico bíblico exige que as coisas se tornem piores no período da História do mundo em que estamos vivendo. Historicamente, Deus provocou reviravoltas espirituais, teológicas e sociais em alguns dos piores momentos da caminhada da humanidade. Não tenho nenhuma percepção clara nem discernimento da parte do Senhor para os nossos dias, tanto no que tange a um possível desdepertamento, a uma depuração ou a uma reforma de sua Igreja. Minha tarefa não é saber o que ele vai fazer, mas trabalhar e orar para o que ele pode fazer por meio da fidelidade de seus servos.



No Brasil, a teologia da prosperidade impregnou os setores da Igreja que estão com mais visibilidade na mídia, importada de ensinamentos de Kenneth Hagin e outros. Isso gerou uma enorme reação negativa da sociedade à Igreja e desvirtuou profundamente a mensagem do Evangelho. De que modo os setores mais ortodoxos da Igreja devem reagir a isso?

Parece-me que uma das testemunhas mais claras contra o “evangelho” herético da prosperidade é uma Igreja humilde, pronta a se sacrificar e a sofrer pela causa do verdadeiro Evangelho. E, com essa finalidade, nós precisamos de uma teologia bíblica robusta que fale de sofrimento e da soberania de Deus. Então, creio que os pastores deveriam abordar em suas pregações o tema do sofrimento.


De que modo?

Através de uma abordagem saudável da verdade de que Deus é mais glorificado em nós quando nos contentamos nele. E a grandeza de seu valor brilha mais reluzentemente quando esse contentamento é sustentado por meio do sofrimento e não da prosperidade. Isso redunda em que a glória de Cristo é nosso maior tesouro – e não riqueza, saúde, família ou mesmo a nossa própria vida. Logo, a pregação deve continuamente mostrar não que Jesus é o caminho para a properidade, mas que ele é melhor que prosperidade.

Outro movimento teológico que cresce no Brasil é o dos chamados "cristãos cansados da igreja": pessoas que foram feridas por pastores, membros, hierarquias, liturgias e instituições e que, por isso, defendem o exercício da fé cristã fora das estruturas eclasiásticas tradicionais. Como devemos responder a esse fenômeno, como indivíduos e como comunidade de fé?


É impossível seguir o Senhor Jesus sem amar o seu povo. A apóstolo João disse que sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos – e que quem não ama, permanece na morte (I João 3.14). O olho não pode dizer para a mão que não precisa dela. Assim, mesmo que uma pessoa abandone uma igreja institucional, o espírito de adoção vai conduzi-la a outros crentes em Jesus. E, mais cedo ou mais tarde, essa comunhão vai desenvolver algo como “estruturas eclesiásticas” institucionais. A Bíblia regulamenta a igreja por meio de presbíteros e diáconos, conforme I Timóteo 3. Algo parecido com isso vai surgir, a menos que a referida comunhão se retire da Palavra de Deus e do amor.

E qual é a atitude cristã correta em relação a esses que se afastaram?

Deveríamos nos arrepender em amor dos pecados que eventualmente tenham afastado essas pessoas e estabelecer reformas que removam todos os tropeços antibíblicos. E, então, deveríamos, com toda humildade, tentar trazê-los de volta.

O tráfego de informações e influências por meio da internet tem feito as paredes denominacionais, doutrinárias e teológicas cairem de modo inédito na história do cristianismo. Isso ocorre pela ação de blogs, redes sociais, sites de transmissão de vídeos e similares, essenciamente. O senhor consegue enxergar, em médio e longo prazos, que efeitos esse fenômeno trará para a Igreja, em especial no processo de formação de conceitos na mente de cada cristão?

Não, não consigo. É muito cedo para dizer que efeitos advirão disso tudo. É fácil se tornar um profeta do apocalipse e predizer os efeitos que a informação e o entretenimento desenfreados terão sobre nós. Certo é que atualmente andamos mais distraídos. Dedicamo-nos muito mais a buscar frivolidades na internet. Também estamos mais facilmente em contato com material que pode nos corromper, como pornografia ou imbecilidades que anestesiam a nossa alma. Porém, nada disso é irreversível. E as possibilidades de colocar à disposição materiais positivos para uma quantidade cada vez maior de pessoas devem superar os problemas. É por isso que devemos orar – e é nesse sentido que devemos trabalhar.



13/11/2011

Fatos chocantes sobre Benny Hinn!






































por Mary Schultze

Benny Hinn é um místico católico romano, que está conduzindo a igreja pentecostal e a carismática através da estrada ecumênica, em direção a Roma. Isso já se sabe há algum tempo. Por exemplo, as Assembléias de Deus italianas recusaram-se a endossar sua Cruzada ali, em 1996, a qual foi patrocinada pelos pentecostais independentes, que, por sua vez, ficaram chocados quando Mr. Hinn não abriu sua Bíblia, uma vez sequer, na primeira noite da Cruzada. Na segunda noite, o intérprete recusou-se a traduzir os comentários favoráveis de Hinn sobre o papa e a Igreja Católica, ao mesmo tempo em que o coral se recusou a cantar. A gota final foi quando os organizadores assinaram um documento de "não associação" com Benny Hinn, prometendo que jamais iriam convidá-lo novamente à Itália. Mesmo assim, ele foi convidado como preletor à Conferência das ADs da Austrália, em maio de 1997, onde ele, novamente, falou bem do papa e da ICR. Nessa conferência ele contou como havia se encontrado com a Cardeal Sin das Filipinas, com quem fez um acordo no sentido de encorajar os católicos a assistirem à sua Cruzada, sem abandonar a ICR. Por sua vez, o cardeal prometeu encorajar os católicos romanos a assistir à Cruzada (desde então as coisas têm piorado muito). Documentamos evidências de que Benny Hinn também está enfronhado em necromancia.





A evidência mais perturbadora foi que ninguém na Conferência das ADs australianas levantou qualquer protesto sobre os comentários de Benny Hinn. Mais tarde, Hinn foi convidado a liderar uma Cruzada de Cura em Auckland, em 13/06/1998. Entre os que endossaram esta Cruzada estavam os seguintes pastores jubilados: Wayne Hughes, da AD de Takapuna; Ian Bilby, da Igreja Elim da AD em Auckland; Paul de Jong, do Christian Life Center, de Auckland; Hamish Divett, do Christian City Center, em Auckland; Peter Mortlock, da Bays Christian Fellowship e também as Igrejas Nova Vida da NovaZelândia (Carta datada de 04/03/1998, editada pela filial do Benny Hinn Ministries, na Nova Zelândia, Caixa Postal, 24377, Royal Oak, Auckland - Telefone 09521-01333; fax 09.528.7185; celular 025.285.1311 - Coordenador Averil E. Quertier).



Wayne Hughes é o Superintendente Geral das ADs na Nova Zelândia e foi um dos líderes da denominação que, junto com Ian Bilby, ex-presidente da denominação, endossou a visita de Rodney Howard-Browne, cujo "Reavivamento pelo Riso" tem causada tanta divisão entre as igrejas e as famílias cristãs na Nova Zelândia.



O Superintendente Apostólico na Nova Zelândia também endossou Rodney Howard-Browne, embora não se saiba se ele endossou Benny Hinn.



O CWM alertou Wayne Hughes para o fato da documentada necromancia de Benny Hinn, em fevereiro de 1998. Mesmo assim, ele continuou endossando Benny Hinn e o seu ministério, embora tenha havido um boato de que ele havia concordado que Benny Hinn estava errado. Registramos e publicamos uma cópia desse e-mail importante. Nossa principal recomendação a todos os cristãos é que não participem com qualquer tipo de ajuda – em doação ou outro tipo de auxílio - à Cruzada de Benny Hinn nem ao Benny Hinn Ministries.



João, o apóstolo do Senhor escreveu:



"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo não tem Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras" (2 João 9-11).

Evidência de que Benny Hinn pratica a necromancia



Outra evidência documentada de que Benny Hinn pratica a necromancia está no livro "The Confusing World of Benny Hinn",disponível nos escritórios do CWM ao preço de US$25, incluindo o porte (Este livro foi ampliado para incluir um capítulo sobre a necromancia de Benny Hinn. Entre os autores consta um pastor da AD nos USA. O preço foi aumentado por causa da necessidade de se conseguirem mais livros dos USA por via aérea. Também recomendamos os dois vídeos - The Signs & Wonders Movement Exposed (O Movimento de Sinais e Maravilhas Denunciado) Parte 1 - Miracles & Money (Milagres & Dinheiro) Parte 2, ao preço de US$30, incluindo o porte).



O que vem a seguir foi-nos suprido por Michael Oppenheimer, do Let Us Reason Ministries, Havaí, a pedido de Phillip Powell, após a notícia de que Benny Hinn havia causado uma porção de problemas nas ilhas, ao encerramento de sua Honolulu Crusade, em março de 1998.



Vamos colher esse material em um programa de Benny Hinn - "This is Your Day", levado ao ar em 11/06/1997, na TV, e repetido numa Conferência (Partner Conference) em Atlanta. Vamos dar-lhe a palavra:





"Senhoras e Senhores:



Vou contar-lhe uma coisa, agora mesmo. O Senhor me trouxe uma visão sobre – há quase um ano – (eu) posso dizer-lhes que sinto agora ser este o tempo em que essa visão será cumprida.



Tive uma visão da noite. O que vi era eu mesmo andando numa sala. Eu já havia compartilhado isso antes, mas não com vocês, por isso quero que me escutem agora.



Vi-me andando numa sala e ali se encontrava Kathryn Kuhlman. (Há) anos eu não via Kathryn em sonho ou visão. Uh! Quando ela faleceu – no dia em que ela morreu - eu havia tido um sonho e o que vi – ela estava dentro de um caixão, vestida de branco. Quando despertei, pela manhã, fiquei sabendo, pelas notícias que circulavam - que ela havia falecido. Isso tem-me acontecido por muitos anos.



Pois ali estava ela, de pé, naquela sala, quando me falou – claro que no sonho – mas realmente quase numa visão... Os sonhos são visões da noite, assim diz a Bíblia. Quando – quando Deus no-los dá, da maneira como vieram a mim.



Quando eu era um garotinho, vi o Senhor em sonho. Foi de fato tão real – na certa uma visão – que quando Ele me apareceu, meu corpo tomou um choque elétrico e, quando acordei, essa eletricidade ainda permanecia em meu corpo" (Benny Hinn, "This is Your Day", 11/06/1997).



"Bem, de igual modo, nesta visão – nesta visão foi que eu vi – que eu vi Miss Kuhlman. Ela me disse: 'siga-me' – foi tudo que ela me disse. Segui-a até uma segunda sala. A ali, naquela segunda sala, estava o Senhor. Quando o Senhor – quando – quando eu vi o Senhor, Kathryn desapareceu. Depressa ela se foi (Hinn estala os dedos). Então o Senhor olhou para mim e disse: 'Siga-me'. Então eu o segui até uma terceira sala. Nessa terceira sala, estava um cavalheiro – ainda me lembro de sua face. Posso dizer que ainda me lembro da face desse homem. Ele estava sentado numa cadeira de rodas, naquela terceira sala. Havia um grande buraco em seu pescoço com um tubo enfiado na garganta. Ele estava inválido, ali naquela cadeira de rodas, com uns tubos enfiados no corpo. Totalmente inválido, totalmente paralisada, é claro. O Senhor impôs as mãos sobre o homem, fazendo com que os tubos desaparecessem, o buraco se fechasse, e ele foi totalmente curado e se levantou da cadeira de rodas. Foi um milagre criativo. Então, fiquei observando – nessa visão - o Senhor curar esse homem. E quando o homem foi curado, o Senhor me olhou com olhos penetrantes – jamais vou esquecer aqueles olhos penetrantes - e disse: 'FAÇA ISSO!' (Hinn estala os dedos). Então, o sonho e a visão chegaram ao fim" (Benny Hinn, "This is Your Day", 11/06/1997).



Interpretando a visão



"Quando despertei – quando me levantei – a visão se desfez e eu tremia e transpirava da cabeça aos pés. Sei qual é exatamente o significado dessa visão. Fora Kathryn Kuhlman que me conduzira, que me apresentara ao Espírito Santo. Essa é a significação da primeira sala, onde ela me disse: 'siga-me'. E quando ela se foi, lá estava Jesus. Kathryn fez a sua parte e se foi, quando o Senhor me disse: 'siga-me!', na terceira sala. E ali estava aquele homem.



Creio que estou em via de entrar nessa terceira sala (a audiência aplaude). Digo-lhes que sinto isso. Sinto isso. Creio que sala significa uma dimensão, uma nova dimensão no Espírito. Creio que estive naquela segunda sala pelos últimos sete anos. O que é admirável a mim, o que me é admirável – é que Deus opera e tem operado em minha vida, em ciclos de sete anos. Agora estou no sétimo ano – começando o oitavo ano de ministério nestas Cruzadas. Começamos em 1990 – em março – o que? Estamos em 1997. E exatamente agora sinto que uma nova plataforma, uma nova dimensão, um outro nível está realmente chegando.



Santos, vocês vão se tornar uma parte disso. Deus – Deus os enviou como sócios para se tornarem parte disso. E quantos de vocês estão prontos a presenciar coisas maiores para a glória de Deus?" (Benny Hinn, "This is Your Day", 11/06/1997).



"Posso contar-lhes uma coisa? Jamais compartilhei isso. Jamais! Certo dia eu estava orando, quando um homem apareceu à minha frente. Isso aconteceu em dois dias seguidos - por duas vezes em cada dia esse mesmo homem apareceu. Eu nunca havia contado isso antes... Nunca. Isso é coisa recente, não falo de muito tempo atrás. Ele tinha seis pés de altura. Era idoso. Tinha barba. Uma barba ofuscantemente alva. Seu rosto era um tanto delgado, porém muito altivo. Seus olhos eram de um azul cristalino. Usava uma veste branca, mais branca do que minha camisa jamais poderia ficar. Sobre os seus pés havia uma coisa – uma cobertura. Ele tinha aparência de sacerdote. Cada parte dele brilhava como cristal. Então eu falei e disse: 'Senhor, que homem é esse que estou vendo?'



Sei que vocês podem - podem pensar que perdi a razão, mas o Senhor respondeu: 'Elias, o Profeta'.



Sete anos atrás, pouco tempo antes de iniciar o ministério, antes de começar estas Cruzadas, de repente, à minha frente, vi um grupo de pessoas. Não posso dizer quantas eram. Reconheci apenas uma delas – Miss Kuhlman. E cada uma me apressou a orar. Agora acho que isso parece loucura, mas tudo bem. Não me importo se vocês me acharem louco, pois gosto do que vi. E o que esse grupo – esse grupo estava dizendo eu não pude ouvir. Eu havia estado em oração pelo menos, uh! durante horas. E, de repente, logo – logo esse flash apareceu diante de mim. Não posso descrevê-lo, exceto que era mais real do que vocês, que estão sentados à minha frente, agora mesmo. Não foi uma mentalização. Era tão vivo, pastor. Era tão vivo. Era um flash batendo e tudo que vi foram os rostos dessas pessoas. Vou lhes contar, quando eu chegar ao céu. Vou reconhecê-las (pelo menos 50 a 70 das que estavam no grupo) e elas me diziam: 'Ore! Peça a Deus para lhe dar um ministério de cura que comova o mundo'. E, de repente, escutei a voz de Kathryn Kuhlman (Hinn estala os dedos) e saindo do azul, repentinamente ali, - ali estava ela numa claridade cristalina. E com um lindo sorriso, ela falou: 'Peça! Esperamos que você peça. Estamos orando para que você peça'. E a visão desapareceu. E depressa eu falei: 'Senhor', e pedi. Uma semana depois, a unção tomou conta de minha vida. Creio que os santos no céu me apressaram a orar. Eles nos apressam a fazer isso. Sabem por que acredito nisso?



Porque está na Bíblia. Alguém vai me dizer: 'então me mostre'. Jesus viu Moisés e Elias, quando vieram para lhe falar da sua paixão na cruz. Senhoras e senhores, existem muito mais coisas do que vocês sabem sobre Deus! E por que estou lhes dizendo tudo isso? O Senhor me disse, há alguns dias apenas, Ele disse: 'Você está – você está em via de entrar em um novo nível. Esteja preparado' . E já estou sentindo os fragmentos das regiões celestiais. Alguém está a ponto de me falar novamente. Algo está para acontecer, novamente. Não sei o que é. Mas estou de tal modo excitado, que sinto borboletas em meu estômago. Sinto algo. Ultimamente, houve três profetas que me disseram: 'você está em via de entrar numa nova herança no Espírito'. Não sei do que se trata, nem quando virá, mas ela está chegando. Esta noite, o Senhor está colocando em meu coração que eu ore por vocês, para que vocês entrem numa nova herança no Espírito Santo. Levantem-se, quero orar por vocês. Vamos! Aleluia!



Vocês estão em via de ter experiências que as pessoas poderão chamar de loucura, caso vocês lhes contem. Mas levantem as mãos e peçam a Deus que Ele lhes dê revelações. Vamos. 'Bendito Jesus, eu te louvo. Eu te louvo. E te peço que tragas para este povo uma nova herança no Espírito. Temos vivido por tanto tempo deste lado da barreira. Estamos tão habituados este nosso mundo, tão cansados dele e do seu sofrimento. Ó, Senhor, transporta-nos para além do véu. Leva-nos para uma nova herança. Dá-nos fidelidade para a conservarmos sagrada. Faze-nos permanecermos fiéis no nome abençoado'. Peçam que Ele lhes conceda isso". (Registro e transcrição original por Michael Oppenheimer - Let Us Reason Ministries - Honolulu Crusade, 28/02/1997).



"Uma das estranhas experiências que tive, alguns anos atrás (foi) visitar o túmulo de Aimée [Aimee Semple McPherson] na Califórnia. Nesta quinta feira estou na TBN. Na sexta feira, estarei visitando o túmulo de Kathryn Kuhlman. Ele fica próximo ao de Aimée, no Forest Lane Cemetery. Já estive ali antes e muito frequentemente gosto de ir prestar-lhe honra porque essa grande mulher de Deus tem tocado a minha vida. Esse túmulo ali, onde ela está sepultada, é fechado, com um muro edificado ao seu redor. Não se pode ali entrar sem ter a chave e sou uma das poucas pessoas que ali podem entrar. Mas nunca vou esquecer quando vi o túmulo de Aimée. Ele é incrivelmente dramático. Ela foi uma mulher tão importante que o seu túmulo tem anjos de sete pés de altura inclinados de cada lado do mesmo, com uma corrente de ouro rodeando-o. Por mais inacreditável que seja, eu tremi, quando visitei o túmulo de Aimée. Me tremi todo. O poder de Deus caiu sobre mim...Creio que a unção tenha fluído do corpo de Aimée. Sei que isso pode ser chocante para vocês... Vou trazer David (Psalmquist) e Kent e Mattox Sheryl Psalquist) esta semana. Eles virão comigo. Vocês – vocês vão sentir a unção da tumba de Aimée. É inacreditável. E a de Kathryn. É extraordinária! Tenho ouvido falar de pessoas curadas ao visitar o túmulo. Foram totalmente duradas pelo poder de Deus. Vocês vão dizer: 'Que loucura!'. Irmãos, existem coisas que jamais poderemos entender. Estão todos me ouvindo?" (Sermão de Benny Hinn - Double Portion Annointing - Parte 3 - Orlando Christian Center, Orlando, Fl, em 07/11/1991 – da série de TV "The Holy Ghost Invasion").



Enviado por Luis Eduardo (judahbenjuda@terra.com.br)

Traduzido por Mary Schultze, 23/03/06.



Comentário da Tradutora:



Como Benny Hinn exalta escandalosamente Kathryn Kuhlman e Aimée Semple McPherson, resolvemos investigar o perfil dessas duas "santas mulheres de Deus", tão cheias de unção no Espírito Santo, e vejam o que o Diretor do encontrou na Internet:



Aimee Semple McPherson fundou o Evangelho Quadrangular em 1922, enquanto pregava para cerca de oito mil pessoas. Cada um dos 4 evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) possui uma revelação específica do caráter de Jesus Cristo e de sua obra. Aimee começou o seu ministério em 1915, contando então com 25 anos... Aimee (depois do divórcio e diversos relacionamentos amorosos) morreu de overdose (grifo meu).



Kathryn Kuhlman envolveu-se romanticamente com um homem casado, com o qual se casou após ele se divorciar de sua mulher (posteriormente, ela se divorciou dele). Benny Hinn, um dos atuais líderes da Segunda Onda, afirma que o manto de Aimee McPherson caiu sobre Kathryn Kuhlman; e então foi passado desta para ele.



Uma coisa é certa: Quando tomamos por modelo qualquer criatura humana, falível e pecadora como todos nós, sempre enveredamos pelo caminho do erro, esquecendo que devemos olhar somente para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).



Também precisamos ler e perscrutar a Palavra de Deus, nossa única de fé e prática, principalmente nos dedicando ao conteúdo do Novo Testamento. Vamos esquecer as promessas de prosperidade do Velho Testamento, especialmente destinadas ao povo judeu, e nos concentrar nos ensinos de Paulo, que são para nós - a Igreja do Senhor.



Todo ministro evangélico que se convence de ser a Igreja do Senhor uma Nova Israel de Deus, está seguindo a teologia de Agostinho de Hipona, achando que haverá um reavivamento nesta dispensação da Graça, e que a Igreja conduzirá o mundo à perfeição. A verdade é que as coisas vão piorando cada dia mais, com o empenho dos falsos profetas, contra os quais o Senhor tanto nos alertou. Devemos ganhar almas para o Senhor, não lhes prometendo glórias neste mundo, mas aflições, as quais serão suportadas por amor do Seu Nome. O importante é crer em Cristo e levar uma vida honesta e santa.



Por terem se dedicado tanto ao VT e seguido o exemplo de criaturas humanas, Benny Hinn - e todos os chamados líderes da prosperidade - acabaram se afogando no "amor ao dinheiro" e enveredando no ocultismo, pregando um evangelho espúrio e transformando-se em maldição para tantos que os seguem, os quais, sempre caem na "operação do erro", destinando-se à perdição eterna.



Autora: Mary Schultze,
Fonte: [ Web Evangelista ]

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Onde o Espírito do Senhor está há liberdade - o que isso significa?




Por João Calvino






Onde o Espírito do Senhor está. - Paulo nos informa como Cristo imprime vida à lei, a saber, concedendo-nos o seu Espírito. A palavra 'espírito' tem aqui um significado diferente daquele do último versículo. Ali ela significa alma, e se aplica metaforicamente a Cristo, mas aqui ela significa o Espírito Santo que Cristo mesmo nos concede. Cristo, ao regenerar-nos, dá vida à lei e se revela como a fonte da vida, assim como a alma é a fonte da qual emanam todas as funções vitais do homem. Portanto, Cristo é, por assim dizer, a alma universal de todos os homens (universalis omnium anima), não no tocante à sua essência, mas no tocante à sua graça. Ou, pondo de outra forma, Cristo é o Espírito porque ele nos vivifica com o poder gerador de vida do seu Espírito.


Paulo menciona também o beneficio que deste fato recebemos, ao dizer: há liberdade. Pelo termo 'liberdade' não entendo como sendo só o livramento da escravidão do pecado e da carne, mas também a confiança que recebemos de seu testemunho acerca de nossa adoção. Isto concorda com Romanos 8.15: "Porque não recebemos outra vez o espírito à e escravidão para temor etc." "Nesta passagem Paulo menciona escravidão e temor, e temos os opostos destes, que são liberdade e confiança.


Assim podemos, com propriedade, seguir Agostinho, ao inferir desta passagem que somos, por natureza, escravos do pecado e libertos através da graça da regeneração. Porque, onde houver a letra nua da lei, aí estará presente o senhorio do pecado. Porém, como já disse, interpreto o "termo 'liberdade' num sentido mais amplo. Seria possível restringir a graça do Espírito, especialmente no que toca aos ministros, a fim de que esta declaração corresponda ao início do capítulo, de haver nos ministros uma graça espiritual diferenciada e uma liberdade diferenciada da que há nos demais. Porém, a primeira interpretação me agrada mais, ainda que não tenho qualquer objeção em aplicar isto a todos segundo a medida do seu dom. Mas é bastante observarmos que Paulo está realçando a eficácia do Espírito que todos nós, os que fomos regenerados por meio da sua graça, experimentamos para a nossa salvação.