A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

25/08/2008

ELEJA AS VOZES QUE VOCÊ OUVE






Especialmente as vozes que se propõem a cuidar da sua alma, do seu espírito ou que ousam falar em nome de Deus e sobre a eternidade.

É impressionante como hoje, qualquer um se sente no direito e preparado para instruir sobre os mistérios que nem o próprio Deus os revelou em sua totalidade.

Cuidado, ouça, mas, avalie, pense, critique. Observe a vida dos que se arrogam este direito de palpitar sobre a sua alma, seu espírito e a eternidade, a sua eternidade. Observe se há sensatez, coerência, equilíbrio, entre a vida de quem diz e a palavra dita.
Digo isto porque hoje há um contingente enorme de pessoas se autoproclamando aptos para palpitar sobre a sua vida, sua alma, seu espírito.
Posso estar enganado e cético demais, mas, será que esses assuntos são tão simples assim?
Qualquer um agora esbarra em você uma única vez, nem sabe seu nome, e por conseqüência nada sabe de sua vida, e sai dizendo o que você deve fazer ou deixar de fazer sobre as questões do espírito, da alma, do céu, do inferno, da eternidade?

Até entendo que alguns acabam, por experiência, entendendo bastante sobre casamento, criação de filhos, negócios, política, meio ambiente e por ai vai; mas, daí a se entender capacitado para palpitar sobre as questões espirituais ou as complexidades de uma alma humana?
Não creio que seja assim.
Perdão, mas, hoje, são pouquíssimas as vozes que ouço e considero dignas de serem ouvidas, especialmente, no que tem a ver com as entranhas da minha existência.
Por conta disso, procuro ser muito reverente à medida que ouço as pessoas e elas me perguntam o que fazer.

Digo isto porque as pessoas não vivem sozinhas. Há todo um contexto de vida no seu em torno. Há uma história a ser considerada. Enfim, há tantos itens que compõem a existência que deveríamos todos ser mais zelosos, reverentes, cuidadosos ao ouvir e ao instruir.
Às vezes, acho que esquecemos que estamos lidando com pessoas que, aos olhos do Senhor, são TERRENOS SAGRADOS.
Às vezes esqueço que habita em mim o Espírito Santo de Deus.
Às vezes, sem nenhuma critica sensata, ouço uma voz e saio como se fosse A VOZ.
Aflige-me ver tanta gente boa de Deus sofrendo por conta destes descuidos e por conta da leviandade de tantos que palpitam nas vidas de tantas pessoas se autoproclamando autoridades espirituais.

Com quase 53 anos, são poucos os que reconheço como autoridade espiritual sobre a minha vida; e sou muito, mas muito mesmo, cuidadoso em exercer essa autoridade sobre alguém.

Afinal, tratar da alma, do espírito e sobre a eternidade de alguém deve requerer, no mínimo, alguma reverência, além de temor e tremor, pois é a vida de alguém que esta em jogo.

Que o Eterno, que colocou a eternidade dentro de cada um de nós, a nós todos nos ajude a saber discernir o que, e quem fala da parte Dele.

Que o Eterno nos ajude a desvendar alguns mistérios, ou nos ajude a conviver com mistérios, entendendo que não poucas vezes o mistério é um jeito de Deus nos preservar, pois certamente não suportaríamos saber de tudo o tempo todo.

Graça, paz e todo bem a você, sempre.



Beijo!



Carlos Bregantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário