A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

18/01/2009

TRÊS PERGUNTAS A FRANCIS S. COLLINS




O biólogo que desvendou o genoma explica porque e possível aceitar as teorias de Darwin e ao meso tempo manter a fé religiosa.
O biólogo americano Francis Collins e um dos cientistas mais notáveis da atualidade.
Diretor do Projeto genoma bancado elo governo americano, foi um dos responsáveis por um feito espetacular na ciência moderna.O mapeamento do DNA humano em 2001.

Desde então tem sido o cientista que mais rastreou genes com vistas ao tratamento de doenças em todo o mundo.
Collins e conhecido também por pertencer a uma estirpe rara, a dos cientistas cujo compromisso com a investigação do mundo natural não impede a profissão da fé religiosa.




É possível creditar nas teorias de Darwin e em Deus ao mesmo tempo?


Com certeza. Se no começo dos tempos Deus escolheu usar o mecanismo da evolução para criar a diversidade de vida que existe no planeta para produzir criaturas que à sua imagem tenham livre-arbítrio, alma e capacidade de discernir entre o bem e o mal, quem somos nós para dizer que ele não deveria ter criado o mundo dessa forma.


Os geneticistas estão brincando de ser Deus?


O importante é não reagir de forma exagerada à perspectiva de que as pessoas possam vir a fazer mau uso das descobertas da genética mas sim focar o bom lado dessa brincadeira. A maior parte das pesquisas genéticas buscam a cura de doenças como o câncer, problemas cardíacos, esquizofrenia. São objetivos louváveis. Para evitar o uso impróprio da ciência, o Projeto Genoma Humano, apóia um programa que visa a preservar a ética nas pesquisas genéticas e certificar-se de que todas as nossas descobertas beneficiarão as pessoas e a sociedade.


O que esperar das pesquizas genéticas no futuro?


Nos próximos dois ou três anos vamos descobrir os fatores genéticos que criam a propensão ao câncer, diabetes, e as doenças cardiovasculares. Isso possibilitará, que as pessoas saibam que provavelmente irão desenvolver estes males e tomem medidas preventivas contra eles, com a ajuda do médico. Mais tarde, as descobertas das relações dos genomas e as doenças farão com que os tratamentos e os medicamentos sejam personalizados tornando-se mais eficientes e com menos efeitos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário