Fonte:Globo.com
Agência espacial divulgou hoje resultados de experiência com sonda.
LCROSS promoveu choque duplo em cratera no polo sul lunar.
A concentração e distribuição de água e de outras substâncias requerem mais análise, mas podemos dizer com segurança que a Cratera Cabeus contém água"
A Nasa, a agência espacial americana, anunciou nesta sexta-feira (13) que localizou uma "importante" quantidade de água congelada na Cratera Cabeus, no polo sul da Lua. O dado foi obtido graças ao choque duplo promovido pela sonda LCROSS (sigla em inglês para Satélite de Sensoriamento e Observação de Crateras Lunares) em 9 de outubro.
"A descoberta abre um nova capítulo em nossa compreensão da Lua", afirmou a Nasa em um comunicado.
A colisão, há pouco mais de um mês, levantou uma coluna de material do fundo de uma cratera que não recebe a luz do Sol por bilhões de anos. Os dados preliminares obtidos da análise desses materiais "indicam que a missão descobriu, com sucesso, água", afirmou a Nasa.

Busca de água na Lua tenta viabilizar bases permanentes de pesquisa e exploração lunar
"A concentração e distribuição de água e de outras substâncias requerem mais análise, mas podemos dizer com segurança que (a Cratera) Cabeus contém água", afirmou Colaprete.
Cabeus é uma cratera com alta concentração de hidrogênio. Foi escolhida porque tem o fundo relativamente plano e não tem rochas em seu interior que pudessem impedir o choque diretamente no fundo da cratera. A busca de água na Lua tenta viabilizar bases permanentes de pesquisa e exploração lunar.
Com informações da Agencia EFE e da France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário