A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

08/02/2013

As contradições são gritantes:Leandro Quadros, a Doutrina da Trindade e os Pioneiros Adventistas



Por: mcapologetico.blogspot.com.br/

Recentemente, o apologista adventista Leandro Quadros disse em seu programa que ‘a doutrina da trindade é muito clara na Bíblia e que rejeitar essa doutrina pode ser perigoso para a salvação do individuo, pois João 17.3 afirma que conhecer a Deus vai determinar nosso destino eterno.’ 

(AQUI)http://novotempo.com/namiradaverdade/2013/01/30/nao-devemos-consultar-os-espirito-dos-mortos-mas-eles-existem-29-01-2013/


Apesar de apresentar textos e argumentos tradicionais conhecidíssimos em defesa da Trindade, ele se esqueceu (ali no programa é claro!) de que não estava falando apenas contra os hereges da atualidade. O passado Adventista colocou-o em um beco sem saída.


Como sabemos, a maioria dos Pioneiros Adventistas eram o que as Testemunhas de Jeová são hoje, ou tinham outras visões a respeito da divindade (Blog Cinco Solas). Até mesmo Leandro Quadro escreveu que ‘a maioria dos escritores adventistas pioneiros eram anti-trinitarianos’! Existe um esforço muito grande para provar que Ellen White era trinitariana. Porém, o marido dela não era, e até mesmo seu filho disse que estavam ‘usando os escritos de sua mãe de uma maneira que não correspondia com aquilo que Ellen White cria’.

Por isso, foi bem cínico da parte do Leandro Quadros, quando eu disse que essa era uma evidência que Ellen White comungava (Fé!!!) e convívia com antitrinitarianos, ele me acusar de'preconceituoso e que eu fazia acepção de pessoas e que isso não era cristã’!


“Uai”... mas, agora quem é que disse que quem  não crê na Trindade pode até se perder eternamente!?!


O ensino da verdade no início da ‘Igreja Remanescente’ tinha orientações que condenavam as pessoas, conforme observamos no vídeo do Leandro ao responder se textos bíblicos foram adulterados. Talvez Quadros tenha pensado apenas em Ricardo Nicrota, que a bem da verdade só voltou a ser um adventista pioneiro!


De qualquer forma, o assunto é tão claro e simples, conforme defendeu Leandro Quadros, mas não foi percebido pelos "restauradores da verdade". Parece que quando o tempo que era para se descobrir a verdade chegou, após 1844, levou primeiro os adventistas ao lamaçal herege, para depois de décadas de entraves internos, cismas, e etc. voltar ao que o Cristianismo sempre pregou e ensinou.


Nosso irmão Clóvis, do Blog Cinco Solas, postou um comentário ontem no site na Mira da Verdade apresentando algumas perguntas ao que Leandro Quadros tentou responder sobre esse passado negro do adventismo. Vamos ver quanto tempo passará, e o que o Leandro responderá.

Veja o comentário:


"Caro Prof. Leandro,
Como fui citado no seu artigo, pela menção ao Cinco Solas, permita-me algumas considerações, que espero as publique, se não por dever cristão, pelo menos por honestidade intelectual. Permita-me dirigir-me chamando-o de você, o que é normal entre amigos.

1. Você diz que sou "por demais tendencioso", haja vista eu ter escrito que "se alguém dissesse 'todos os pioneiros' [são anti-trinitarianos] não erraria muito". O que eu escrevi está errado? Diga-me você mesmo. Aliás, já disse, quando escreveu "o fato de a maioria dos principais escritores serem antitrinitarianos naquela época não indica que aquele era o posicionamento da igreja...". Qual a diferença entre "a maioria" e "quase todos"?

2. Com relação ao uso fontes secundárias e uso tendencioso de fontes primárias. Se algum dos seus leitores se der ao trabalho de ler meus três artigos sobre o arianismo dos pioneiros, verá que todas as citações que fiz foi de autores adventistas. Vou um pouco além, usem o sistema de busca do Cinco Solas e me mostrem qualquer afirmação que fiz sobre o adventismo que tenha se baseado em escritos de seus críticos e não em fontes adventistas. Apontem-me e terei o máximo prazer em publicar com destaque uma errata.

3. E se você faz tanta questão do uso de fontes primárias, porque ainda não me deu as referências para eu localizar onde o Dr. G. C. Berkower desafiou "a igreja Presbiteriana a abandonar o Calvinismo"? Você escreveu "leia o livro "Divine Election" do Dr. G. C. Berkouwer - umas das maiores autoridades teológicas que já existiram nesse mundo. Ele foi presbiteriano e em tal livro desafiou (e o fez várias vezes em sala de aula) a igreja Presbiteriana a abandonar o Calvinismo". Pois bem, desde que escreveu isso tenho lhe perguntado sobre a página em que ele fez tal desafio. Insisto porque pode ser que eu tenha sido enganado e o exemplar que eu tenho em casa veio com páginas faltando.

Agora, sobre o arianismo dos pioneiros adventistas, aceito debater o assunto com você, utilizando apenas de fontes primárias e de autores adventistas. Desde que você assuma o compromisso de publicar, na íntegra, todos os meus comentários. Tenho condições suficientes de provar, a partir de escritos dos pioneiros adventistas, que "se alguém dissesse 'todos' os pioneiros adventistas eram anti-trinitarianos não erraria muito". Você tem condições de provar o contrário?

Em Cristo"
Resto do Post

2 comentários:

  1. Caro amigo você poderia me passar o link no qual você comentou para que eu possa ler todo o contexto por favor obrigado

    ResponderExcluir
  2. Amados YHWH (YAHWEH), é o único Deus e não existe outro, Jesus foi servo de Deus, e Deus o exaltou a uma posição superior.
    Adorem ao Pai de vocês que está no céu, e honrem seu rei Yeshua (Jesus), o ungido do Altissimo.

    ResponderExcluir