A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

14/02/2009

POR QUE EU SEI!



Texto Heuring Felix Motta


‘’Por que eu sei que em mim, isto é, na minha carne,não habita bem nenhum, pois querer o bem está em mim;não , porém, o efetuá-lo...Romanos 7:18’’


Esse verso em Romanos me lembra de uma figura histórica do passado que tem uma relação com o inicio do meu deslumbramento com o protestantismo Batista.Sidarta Gautma(Buda),nasceu no ano de 560 a.C e era filho de um rei do povo Sakhya que habitava a região da fronteira entre a Índia e o Nepal. No palácio, a vida de Gautama era cercada de conforto e paz. Casou e teve um filho, mas vivia totalmente protegido de contato com o exterior, por ordem de seu pai. Uma tarde, fugindo dos portões do palácio, o jovem Gautama viu 3 coisas que iriam mudar sua vida: um ancião que, encurvado, não conseguia andar e se apoiava num bastão, um homem que agonizava em terríveis dores devido a uma doença interna, um cadáver envolvido num sudário de linho branco. Essas 3 visões o puseram em contato com a velhice, a doença e a morte, conhecidas como “as três marcas da impermanência", e o deixaram profundamente abalado.

Ora o comportamento do pai de Sidarta é semelhante a postura religiosa cristã,lembro-me muito bem o inicio do trabalho Batista na pequena cidade de Antas-ba,onde duas missionárias da capital Salvador veio com o intuito nobre e sincero de nos ensinar as ‘’verdades’’ que sempre nos negligenciaram pela forte presença católica nestes lugares, tão enraizados pelas crendices populares e idolatria.Eu e meus primos éramos obrigados por ‘’livre’’ espontânea pressão,rs, de assistir todos aqueles cultos para crianças,quando na realidade queríamos era brincar de bola e com os coleguinhas da mesma idade.Nossos pais queria-nos proteger do ‘’mundo perverso’’e danado a perdição; tudo era pecado e somente seguindo o evangelho poderíamos ir para o céu.

Os anos se passaram e viramos adolescentes, engajados no trabalho batista com aquele idealismo de que tudo era perfeito dentro da denominação, que viveríamos uma união na terra que levaríamos para o céu,foi meu maior engano e sofri em descobrir as verdades que sempre me negaram,a primeira verdade veio sozinha,descobri que modelos de perfeição,fedem e alastram seu odor a atmosfera que nos cerca!

Ora Sidarta teve que sair da sua “perfeição” para saber os significados verdadeiros e reais ,percebeu que o egoísmo do seu pai em tentar esconder a ele que o mundo não era perfeito,que é sofrimento e morte; isto fez Sidarta descobrir que tanto lá fora habita o mal, como dentro da proteção do pai que o enganou para abastecer seu ego e seu delírio pela perfeição!

Amigo leitor, saiba que os enganadores são ‘’pais’’,que prometem proteção a sua alma dentro de quatro paredes; Paulo afirma que a carne não habita bem nenhum, na sua essência sim,no seu espírito sim,por ter sido criado por Deus;essa colisão de carne e espírito só vai ter fim no dia que nos tornarmos aquilo que foi perdido, na real situação somente a mão de Deus para nos regenerar da condição que foi,é e não será !

Minha alma quer o bem, e quer efetuar, mas a carne não; perceba a aceitação de Paulo em saber que somente Deus pode nos salvar de nós ,ao mesmo tempo que ele admite, a alma quer, mas não consigo fazer por que é inerente à natureza pós queda; o engaçado é que no meio da babel evangélica se promete vida perfeita e casta no senhor, longe do mundo e da humanidade e do estado de ‘’ser humano’’.Imperfeito,ridículo,limitado e que usa 10% da sua cabeça,mesmo assim buscando ser e tomar o lugar de Deus!

Buscando mais informações, uma cristã me respondeu por esses dias que, melhor é viver uma vida correta dentro do evangelho ,do que fingir ser quem não é,mas, de fato é verdadeiro isso;e a humanidade onde fica?e os defeitos naturais ? e as desconstruções que ameaçam os alicerces dentro da imóvel pedra fundamental dos princípios morais que pré-julgam o comportamento humano,onde poderá findar?Jamais!

A verdade que toda mudança, ameaça o estilo de vida já estabelecido por pessoas que são herdeiras do medo daqueles que pregaram em púlpitos , o horror e a insegurança de uma graça que não é graça,mas o monopólio,o controle,a vaidade, a postura burocrática,a imbecilidade religiosa,pertencentes e hereditárias ,enraizadas na insegurança daqueles que estão distante da verdadeira mudança em Jesus.Novo rumo e aceitação,perdão por completo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário