A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

09/10/2009

O valor do amor supera ate os dons!













Por Ana Christina Felix

I coríntios 13

Muitas pessoas não entendem o capitulo 13 de I coríntios. O que Paulo quis dizer ao falar em línguas de anjos, profecias, mistérios, ciências, fé e amor. Ele começa o capitulo falando: “ Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos...” Essa expressão é uma figura de linguagem para enfatizar o fato que de nada adiantaria falar todas as línguas imagináveis se não tivesse amor.

Ao mesmo se refere quando fala de dom de profecia, mistérios e toda a ciência, fé que transportasse montes ou de distribuir toda a sua fortuna para os pobres e entregar seu corpo para ser queimado.

Aqueles que interpretam a passagem como se Paulo falasse as línguas dos anjos teriam também de admitir que Paulo conhecia todos os mistérios e toda a ciência, costumava transportar montanhas só pela fé e realmente tivesse uma fortuna, a qual repartiu tudo com os pobres.A mensagem é clara: tudo isso não tem valor algum sem amor.

Aí, ele vem e fala desse dom supremo: O Amor.Línguas, profecias, ciência nada disso se atribui ao amor... Pois todos esses são para benefícios próprios, bem diferentes do amor como ele descreve no versículo 4: “ amor é paciente, é benigno, não é ciumento, não ufana,não ensoberbece , não procura seus próprios interesses, não se exaspera, não se ressente do mal”.

Mas precisamos das diversidades de línguas, das profecias e da ciência? Hoje sim... O versículo 10 diz que "quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado". Então Cristo a Pessoa daquele que é perfeito já veio, e Sua missão foi morrer e revelar a Sua vontade na Palavra de Deus. Acontece que a história ainda não terminou, e Ele ainda voltará para resolver algumas pendências. Ele virá para nos buscar e resolverá a nossa condição de imperfeitos para a perfeição.

Ao falar que as profecias serão aniquiladas, as línguas cessarão e a ciência desaparecerá, ele está se referindo a esse dia quando estaremos na presença de Cristo e não precisaremos de profecias, línguas e ciência, pois, cristo é a própria profecia, a própria ciência e lá será uma única linguagem universal.

Não haverá mais necessidade de saber o que irá acontecer, porque o tempo já não existirá. Nada de passado ou futuro, mas apenas um eterno presente. As línguas hoje servem para nos comunicarmos, mas lá todos se entenderão e serão entendidos. A ciência ou conhecimento também não fará sentido quando estivermos diante daquele que preenche os céus.

Do mesmo modo, da fé, esperança e amor só restará o amor, já que não precisaremos mais de fé, que é a certeza das coisas que se esperam, e nem de esperança porque tudo já terá se concretizado e estará visível aos nossos olhos. O amor sim, este permanecerá eternamente , porque será sempre um ato de amor extremo de Deus para o pecador arrependido. O amor de Deus será sempre permanente e indestrutível.
O dom de profecias, de línguas, de conhecimento tudo isso acabará o único dom eterno é o amor.

Que possamos a cada dia trabalharmos e construirmos esse sentimento em nossas vidas, pois será o único dom que levaremos para a eternidade: o de “amar a Deus acima de qualquer coisa e amar ao seu próximo e semelhante.”


Isso sim que é o significado do verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário