A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

07/02/2012

Só Deus conhece quem são os seus – somente sinais - As Institutas de João Calvino



Institucíon de La Religión Cristiana, Juan Calvino, 04, I, 08 – traduzido por Carlos Reghine -



Senhor revela que nós somos a Igreja, através de algumas marcas e características. É certo que o saber quem são seus servos ele reservou só para Sí, como afirma São Paulo (2 Tim 2.19).


Também é notório que proveu isto para que a audácia dos homens não fossem longe demais, avisando-nos diariamente que Seus segredos vai além de nossa compreensão. Porque por um lado, os mesmos que parecem totalmente perdidos e irremediáveis vão para o caminho certo, e por outra, os que parecem seguros, caem muitas vezes. Assim, segunda a oculta predestinação de Deus – como disse Agostinho – há muitas ovelhas foras e lobos dentro. Porque Ele é que conhece os selados, que não os conhecem, nem a si mesmos.


A respeito dos quais são marcados externamente, não enxergam mais do que os olhos podem ver quem são os santos, sem hipocrisia, e quem hão de se preservar até o fim, a principal coisa para a nossa Salvação.


No entanto, Ele nos mostra a quem devemos ter como tal. Por outro lado, vendo o Senhor que é de certa maneira adequada conhecer quais são os seus filhos, acomodou-se ao nosso conhecimento. E uma vez que para isso não havia a necessidade da certeza da fé, colocou no lugar uma prova de caridade, que reconheceríamos como membros da Igreja, aqueles que por confissão de fé, por exemplo de vida e por participação nos sacramentos, reconhecendo o mesmo Deus e o mesmo Cristo que nós. Pois aqui temos nos uma necessidade maior de conhecer o corpo da Igreja, nos juntando, com sinais evidentes, que os vemos claramente com os olhos.


Institucíon de La Religión Cristiana, Juan Calvino, 04, I, 08 – traduzido por Carlos Reghine

Nenhum comentário:

Postar um comentário